O Pastor Alemão
Dentre as muitas raças de cachorro que existem, sem dúvidas a que tornou-se mais popular foi o Pastor Alemão, porque eles têm uma ou duas características distintas que as pessoas admiram e apreciam. Mas o que talvez melhor define o pastor alemão para além de outras raças populares é a única constelação de atributos que estes cães possuem. Leal, amoroso, tranquilo, inteligente, atlético, ansioso para aprender, alegre, sério, forte, bonito, digno - esses adjetivos podem ser legitimamente usados para definir a personalidade de um pastor alemão altamente respeitado e amado.
Os fatos básicos
Também conhecida como o cão da Alsácia, o Pastor Alemão é um cão de médio a grande porte, atingindo geralmente de 25 a 40kg, enquanto mede de 55 a 65 de cernelha quando adulto. Eles podem viver por até 16 anos, a pelagem correta é a dupla (Stockhaar) com pêlo e subpêlo. Eles são conhecidos por sua coloração preta e castanho ou dourado, que varia na proporção e padrão um pouco de cão para cão.
Apesar de sua popularidade extraordinária, o pastor alemão é realmente uma raça bastante jovem. Cães de pastoreio nas províncias alemãs de Wurtemberg, Turíngia e Baviera foram cruzados na tentativa de produzir um cão de trabalho super e o primeiro pastor alemão a surgir a partir desta experiência foi registrado por Max von Stephanitz na Alemanha em 1899. A chegada oficial do Pastor Alemão na América veio em 1907, mas foi realmente a Primeira Guerra Mundial e suas conseqüências, que contribuiram decisivamente para a difusão da raça e a mesma se tornar uma das mais populares nestas regiões distantes. Os Pastores Alemães são realmente essencialmente um cão de trabalho e o Exército alemão fez uso deles para fins militares durante a Grande Guerra. Soldados americanos descobriu as muitas virtudes deste cão durante seu tempo no continente europeu, e muitos deles trouxeram pastores alemães de volta com eles, quando eles voltaram para casa no final do conflito.
O Nascer da Estrela
Enquanto muitos pastores alemães chegaram aos Estados Unidos no final da Guerra, era um imigrante canino em particular, que estava destinado a ter o maior efeito sobre a sorte da raça neste país. Em setembro de 1918, as forças dos EUA na França deparam com os restos de um canil de guerra alemão que havia sido destruído em um bombardeio. Os únicos sobreviventes foram por sorte uma fêmea de pastor alem ão e seus cinco filhotes recém-nascidos. Todos foram adotados por soldados norte-americanos, incluindo dois filhotes que foram levados em por um cabo chamado Lee Duncan. Duncan treinou os dois jovens pastores alemães, que ele chamou de Nanette e Rin Tin Tin, com base no modelo estabelecido pelo exército alemão e os dois cachorros serviram com distinção até o fim da guerra.
Lee Duncan trouxe Rin Tin Tin e Nanette com ele de volta para Los Angeles depois da guerra, mas, infelizmente, Nanette ficou doente e logo faleceu. Durante a realização de uma exposição de cães em 1922, Rin Tin Tin foi flagrado por um fotógrafo de cinema que filmou o pastor alemão treinado em ação e mais tarde vendeu a sua gravação para um estúdio de cinema por US $ 350. Duncan, em seguida, tornou-se obcecado com a obtenção de Rin Tin Tin em imagens em movimento, e foi um encontro casual na rua com um uma equipe de filmagem no local que levou o cão a ser incluído em um filme da Warner Brothers chamado homem do rio Hells. O filme virou em um hit, e então uma estrela nasceu.
Rin Tin Tin tornou-se uma das estrelas de cinema do mundo mais famosas, deleitando o público com truques e bravura em 26 filmes antes de falecer em 1932 No auge de sua popularidade, Rin Tin Tin recebeu mais de 10 mil cartas de fãs por ano -. Embora aqueles que o conhecia melhor alegou que a fama nunca foi a sua cabeça. Rin Tin Tin IV e V estrelou seu próprio programa de televisão nos anos 1950 e Rin Tin Tin XI, nascido em 2009, está realizando em shows ainda hoje. Não há dúvida de que a fama e o sucesso de Rin Tin Tin, em sua encarnação original, foi uma grande razão pela qual pastores alemães subiu em popularidade tão rapidamente depois de sua chegada às margens da América.
Os Heróis pastores alemães
Pastores alemães, por causa de sua capacidade de treinamento, inteligência e instinto de proteção, têm alcançado grande sucesso como cães policiais, cães de guarda e, como Seeing Eye cães para cegos. Bravura e confiabilidade em face da angústia, perigo e conflito são o que atraiu os militares para a raça originalmente, e essas mesmas características permitiram que pastores alemães fossem utilizados em várias funções de proteção. Ao mesmo tempo, estes cães também se tornaram populares animais domésticos, com a sua inteligência e perspicaz natureza fazê-los companheiros ideais para pessoas que respeitam um cão que combina um senso de dignidade com inabalável lealdade.
Tem havido um grande número de pastores alemães que ganharam reconhecimento para a realização de notáveis e até heróicos feitos, tudo em nome de proteger ou salvar os seres humanos em perigo.
Alguns dos famosos e talentosos pastores alemães da história incluem:
Britt - este cão do Exército Americano, serviu admiravelmente na Bósnia, Kosovo, Iraque e Afeganistão, sua função era detectar esconderijos de armas e bombas escondidas com uma eficiência quase sobrenatural. Britt recebeu nove prêmios por conquistas e bravura, e quando ele faleceu, em 2008, foi dado um funeral com todas as honras militares, antes de ser enterrado em Fort Huachuca, no Arizona.
Hustler - este cão Alerta salvou a vida de seu dono, em 1992, corajosamente lutando contra coiotes que tentam atacá-la enquanto ela estava impotente após um acidente de equitação.
Nellie - em 1994, este pastor de Ontário viajou três quilômetros até sua casa para buscar ajuda para o seu proprietário, Ken Emerson, que estava preso sob um trator capotou.
Pascha - este cão de resgate altamente inteligente, ajudou a salvar vidas de muitos em diversos locais, incluindo Oklahoma City após o bombardeio do edifício federal; Kobe, Japão após um terremoto devastador e mais tarde, em Panama City, Florida após o furacão Opal.
New Jersey Task Force One - uma equipe de cães de resgate, trabalharam incansavelmente procurando pelos escombros do World Trade Center destruído no 11 de setembro de 2001, em busca de sobreviventes, apesar de sofrerem queimaduras, cortes nas patas e outras lesões graves.
O cão perfeito para você?
Se farejar esconderijos de drogas como cães policiais, protegendo empresas como cães de guarda destemidos, guiando de forma segura as pessoas cegas pelas ruas de cidades infestadas de trânsito ou, simplesmente, proporcionando excelente companhia como animais domésticos preciosos, pastores alemães ganharam o seu lugar como um dos mais inteligentes e equilibrados dentre as raças populares de cães. Se você está à procura de um companheiro animal que irá deliciar-se com a sua natureza afetuosa surpreendendo-o todos os dias com incríveis façanhas da inteligência de um prodígio, então você pode querer considerar fortemente a convivencia com um pastor alemão.