top of page
  • por Canil Imperador

#PROTOCOLO OFICIAL DA RAÇA PASTOR ALEMÃO NO BRASIL#


PROTOCOLO DA CRIAÇÃO OFICIAL DE PASTORES ALEMÃES NO BRASIL

Atualmente no Brasil temos 2 entidades responsáveis pelo controle e aprimoramento da raça com reconhecimento Internacional, a SBCPA (sociedade Brasileira de cães Pastores Alemães e o CBPA (Clube Brasileiro do Pastor Alemão)

A primeira etapa inicia-se com o comunicado de acasalamento, o qual deverá ser feito até 15 dias após a cobertura. Após o nascimento da ninhada este deverá ser igualmente comunicado junto a entidade a qual o criador é filiado.

A segunda etapa é a verificação de ninhada e esta é feita exclusivamente por um juiz de criação ou um membro da comissão de criação ou por um verificador devidamente autorizado pela entidade responsável, em seguida a ninhada será devidamente Tatuada e ou Microchipada Esta se fará de 45dias até 60dias do nascimento da ninhada.

No ato da verificação o criador deverá apresentar ao verificador da ninhada o formulário padronizado de registro de ninhada, aonde estarão preenchidos os dados da Mãe e do Pai e também o mesmo deverá conter a assinatura do proprietario dos cães (Pai e Mãe), após este ato o documento segue para o devido registro no stud book (BANCO DE DADOS OFICIAL) da entidade, e é encaminhado também ao CBKC (CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE CLUBES CINÓFILOS, entidade OFICIAL BRASILEIRA de controle NACIONAL da criação OFICIAL de todas as raças) e a emissão do pedigree tem um prazo de até 120 dias para ser finalizado.

Quando este estiver pronto, terá o número da TATUAGEM e ou MICROCHIP (aquele que foi tatuado na orelhinha do filhote quando da verificação da ninhada, ou o microchip que foi implantado na cernelha) terá também o número de CADASTRO do clube cinófilo (SBCPA ou CBPA) e por último o número de registro no CBKC, todos estes números, são de RECONHECIMENTO INTERNACIONAL na FCI (FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE CINOFILIA) que é a entidade INTERNACIONAL que agrega todos os CLUBES CINÓFILOS de todos os países. Importante ressaltar ainda que o PEDIGREE do CBKC é o único que tem este RECONHECIMENTO INTERNACIONAL NO BRASIL. PEDIGREES emitidos por outras entidades não tem RECONHECIMENTO INTERNACIONAL, e isto em se tratando de CRIAÇÃO OFICIAL significa muita coisa e GRANDE DIFERENÇA!!

Nota: Todo canil oficial ao iniciar a criação, deve seguir a ordem do alfabeto para o registro de suas ninhadas, por exemplo a 1ª ninhada sempre será com a letra A, a 2ª B e assim sucessivamente, até a letra Z , ai então volta para a letra A ,B,C..., sempre seguido do sufixo do canil, ex: nome do cão = Amon + sufixo Imperador Brasil (CANIL IMPERADOR BRASIL) = Amon do Imperador Brasil.

A terceira etapa é o RX oficial ( exame radiológico das articulações coxo-femural e ulmero-radio-ulnares, ou sejá do quadril e do cotovelo), esta etapa dar-se-a, aos 12 meses de idade, e o resultado desses exames serão anotados no pedigree. Todo esse processo será acompanhado por um membro indicado pela entidade responsável a qual o criador seja filiado e realizado em uma clínica credênciada pela entidade responsavél.

Uma vez anotado o resultado do RX no pedigree, este sendo A1,A2,ou A3 o cão estará apto a proseguir com os protocolos, aos 15 meses o cão já poderá fazer a prova de adestramento Cab ou grau maior, o que lhe habilitará a fazer o exame de seleção, este apartir dos 18 meses, e será realizado exclusivamente por 1 juiz de seleção, no qual será avaliado o cão em todos os quesitos do padrão da raça ( físicos e pisicológicos), de acordo com a avaliação do juiz o cão terá anotado no seu pedigree a classe da seleção I ou II.

A quarta etapa é o acasalamento, todos os cães que passarem por estes protocolos estão aptos para o acasalamento, lembrando que só as fêmeas podem acasalar a partir dos 18 meses, e os machos somente a partir dos 24 meses.

Nota: O acasalamento de pai e mãe selecionados, vai gerar filhotes com pedigree de cor ROSA, já o acasalamento aonde apenas um dos pais, o macho ou fêmea for selecionado vai gerar filhotes com pedigree de cor azul.

Obs" existe o caso em que tanto o pai quanto a mãe não são selecionados. porém ambos tem que ter cumprido pelo menos o protocolo do controle de displasia ( RX oficial que tem que ter obrigatoriamente o resultado A1 , A2 ou A3 , anotados no seu pedigree, para obterem uma permissão para o acasalamento, esta somente sera concedida por um juiz de criação da entidade responsável, ai nesse caso vai gerar filhotes com pedigree de cor branca.

OBS" Nós do Canil Imperador, não promovemos acasalamentos de cães não selecionados, procuramos sempre obter o pedigree de cor rosa para os nossos filhotes, já ouve um acasalamento que promovemos , que gerou a ninhada D ,( Aminna do Imperador X Lando I Von Haus Ademar), na época a nossa matriz aminna estava pronta para fazer o exame de seleção porém entrou no cio e nos optamos pelo acasalamento, tão logo ela acabou de amamentar nos procedemos o exame de seleção, e os filhotes que forão gerados com o pedigree azul, ganharam o direito de mudar a cor do pedigree para rosa.

Nota: todo o cão que for fruto de acasalamento de pais não selecionado, tão logo o seu pai ou mãe forem selecionados, ou ambos os pais , poderão mudar o pedigree para a cor equivalente.

Exemplo: pai e mãe, não selecionado = filhote pedigree branco, se um dos 2 forem selecionados, após o nascimento da ninhada o filhote terá o direito de mudar a cor do pedigree, nesse caso de branco para azul, mas se os dois forem selecionados após o nascimento, os filhotes ganharam o direito de mudar o pedigree para a cor rosa.

8.097 visualizações0 comentário
Âncora 1
Âncora 1
bottom of page